terça-feira, 21 de outubro de 2008

Primeiras Palavras fora do cotexto

"Assunto de que saio e a que volto com gosto de quem a ele se dá pela primeira vez. Daí a crítica permanentemente presente em mim à malvadez neoliberal, ao cinismo de sua ideologia fatalista e a sua recusa inflexível ao sonho e à utopia.
Daí o tom de raiva, legítima raiva, que envolve o meu discurso quando me refiro às injustiças a que são submetidos os esfarrapados do mundo. Daí o meu nenhum interesse de (...) O erro na verdade não é ter um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acerto do seu ponto de vista é possível que a razão ética nem sempre esteja com ele.
O meu ponto de vista é dos condenados da Terra, o dos excluídos. (...)"
Paulo Freire, em suas Primeiras Palavras, São Paulo, Setembro de 1996.
Privilégio dentro de um determinado cotexto e próximo da palavra oportunidades, segundo o Aurélio: Vantagem que se concede a alguém com exclusão de outrem e contra o direito comum.
Poderia ser assim: Privilégio é uma vantagem que se concede a alguém quando há exclusão de outrem ou injustiças, embora as pessoas privilegiadas não saibam o que fazer com tanto privilégio.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Energias

Em 2006 eu fiquei aguardando como 4ª suplente a vaga para os estudos de Física numa Universidade daqui; esperava que alguns dos candidatos que haviam sido classificados no exame desistissem, o que não aconteceu.

Tudo que sei sobre física, exceto a mecânica, é conhecimento empírico que nada tem a ver com os estudos acadêmicos de Física Nuclear. São intuições femininas somente.

Na metafísica um objeto não pode simultaneamente estar em duas posições diferentes, isso não significa que este corpo não possa estar em dois planos diferentes ao mesmo tempo. Para estar em 2D é imprescindível que o corpo se condense em energias para ser transportado para seu ponto de chegada onde fará movimentos simultâneos aos deste plano, os quais considero menos complexos como participar de uma oratória ou mesmo olhar numa dada direção, ver e ouvir acontecimentos naquele instante, evoluindo a medida que se torna um corpo independente do plano anterior(plano pré-metafísico, físico ou metáfisico) tornando-se uma nova matéria embora seja o mesmo objeto restaurado e reorganizado.

São circunstâncias que podem durar frações de segundos, como um piscar de olhos ou horas durante uma noite de sono. Varia do estado físico-mental daquele corpo.

Para estar em 3D é necessário, além da experiência adquirida em 2D, conhecimento básico da origem das matérias e seu estado final, se finito ou infinito que dependerá do saber adquirido pelo indivíduo. Também é importante saber como as matérias de diferentes processos químicos se comunicam.

Com todas essas informações seculares absorvidas pelo ser pensante, ele deixa de ser uma imagem 2D, passando a ser uma matéria onisciente fora de sua variante padrão e sujeita a transformações de acordo com sua conveniência, possuindo mesma massa de energia que possuía na variante padrão e talvez superior se alcançar o equilíbrio. Um ser onipotente.

Se a natureza, transformada ou não, que sentimos com os nossos cinco sentidos se reduz a energias bipolares para mudar de plano, assim somos nós, desde nossas origens. Viajamos no tempo numa mesma posição ou não conforme os desejos de nosso coração. Sejamos puros, pois.

1. 2D - Duas dimensões (Pré-metafísico/Físico ou Físico/Metafísico)
2. 3D - Três dimensões (Pré-metafísico/Físico/Metafísico)
3. Variante Padrão - Plano de partida ou chegada do objeto, seja ele saído do pré-metafísico, do físico ou do metafísico.

To Myself

Embora eu seja
Um pouco deslocada, insensata,
Sem rumo, sem interesse,
Estreita para sua vida,
Vou até a movimentação,
Levanto minhas mãos e toco o vento.
Vento do futuro que sopra em mim:
Significante, marginal de dons,
Doente de esperança.
-O futuro cabe em minhas mãos.
Olho mais atrás, meu presente
Física que constrói o espírito do amanhã
Um passo hoje; dois amanhã.
Um grito hoje; trovão amanhã.
Manhã silenciosa,
Que construirei hoje?
Que pessoas terei amanhã?
O vento que sopra hoje
Sinto que virá amanhã.
Presente físico é o futuro espiritual.
Um sorriso hoje; alegria amanhã.